domingo, 23 de abril de 2017

DIY - Quer aprender a costurar?

Criatividade, economia e autonomia, faça você mesmo!

Isso é algo que carrego desde muito tempo, quando comecei a perceber as enormes vantagens que se tem quando a gente aprende a produzir aquilo que desejamos, seja uma roupa, uma bolsa, ou um adorno para o cabelo, uma simples almofada para decoração entre diversas outras coisas do dia a dia que precisam de pequenos reparos na costura. 

  Saber costurar nos traz liberdade, estimula a nossa criatividade e nos permite ter ocupações extremamente prazerosas. Veja abaixo algumas vantagens:

1- A roupa feita sob medida cai perfeitamente no seu corpo, pois raramente nos encaixamos nos padrões industriais de medidas P, M e G.

2- A economia é garantida. É muito mais barato comprar a matéria- prima e produzir em casa do que comprar roupas em lojas, com impostos ou preços abusivos. Muitas vezes o tecido não é de boa qualidade e ainda precisa de ajustes para se aquedar ao seu corpo.

3- Vai adorar lojas de tecidos e armarinhos! Você tem a chance de escolher tecidos e aviamentos de ótima qualidade, durabilidade com mais autonomia, além de ter muitas opções em estampas, bordados e cores que representem seu gosto pessoal.

4- Terá liberdade para criar, recriar, customizar ou reformar aquele modelo que te inspirou em algum filme, que você viu na internet ou você mesma desenhou. Por isso, jamais irá aparecer alguém com uma roupa exatamente igual a sua em qualquer ocasião que você esteja. Moda com exclusividade.

5- Se você é do tipo Fashionista, que adora vestir tendências internacionais que ainda não chegaram nas lojas, nem se popularizou, essa é a sua vez!

6- Costurar pode virar uma terapia, um passatempo... Você pode usar a costura para expressar seu amor em um presente feito por você, e se quiser, ainda pode ganhar dinheiro fazendo roupas sob encomendas ou pequenos reparos.

Ah! Você pode se empolgar e virar a noite costurando, as vezes pode ser cansativo, mas garanto que vale muito a pena saber fazer

Meme pra quem ama costura

Já que minha área é Moda (roupa), vou mostrar aqui algumas dicas iniciais para você que está interessada em costura e na tendência DIY - Do It Youself, que nesses tempos de crise vem se popularizando no mundo inteiro, e , nada mais é que o FAÇA VOCÊ MESMO.

Primeiro, se você não sabe exatamente nada, não tem a mínima noção de como cortar ou costurar, indico que procure cursos de costura básica em sua cidade, procure ter uma máquina de costura caseira, portátil, nova ou usada. Eu uso em casa uma Singer Facilita, bem antiga e que costura pra valer! 

Para ajudar na sua busca por máquinas, recomendo visitar o site da Singer http://www.singer.com.br/maquinas-domesticas/.
O site Mercado Livre também é uma boa opção:
http://lista.mercadolivre.com.br/maquina-costura-singer-facilita

Mas atualmente é fácil encontrar máquinas portáteis em lojas físicas, próximo de sua residência.

Adquira livros que ensinam costura para iniciantes. Do mesmo modo para quem já sabe o básico mas precisa aprofundar, existem cursos institucionais mais técnicos e extensos, assim como existem livros mais avançados.

Aqui em Natal/RN tem instituições como o SENAI e SESC que ofertam cursos de costura básica, modelagem e também em períodos mais extensos, para quem realmente deseja trabalhar na área. 

Veja algumas opções:

https://www.sescrn.com.br/cursos-valorizacao.php

Apesar de ter me introduzido no universo da costurar muito cedo, sempre tenho muito o que aprender, inclusive, adoro pesquisar tutoriais de modelagem, costura e principalmente em livros. Por isso, recomendo um super livro que uso quando tenho dúvidas em peças de alfaiataria: CORTE E COSTURA (O guia definitivo de técnicas para produção de blazers, blusas, calças, saias e vestidos).

Livro disponível  em http://www.saraiva.com.br/corte-e-costura-nova-ortografia-4896363.html
São 320 páginas de aulas, além de ser cheio de cores e fotografias, mostra moldes básicos das peças mais clássicas, dá dicas de materiais necessários, como verificar medidas no corpo, marcar e cortar o tecido, mostra como fazer diversas formas de acabamento, incluir bolsos, zíperes, botões e colchetes. Ensina também a consertar, reformar e customizar roupas!

Veja abaixo algumas páginas:

Outro dia pesquisando costura na Livraria Saraiva/Midway,  também encontrei diversas opões muito interessantes! Vejam:

COSTURA PARA LEIGOS

ROUPAS PASSO A PASSO
Mais de 200 Técnicas Essenciais Para Iniciantes

COSTURA DE MODA
Técnicas Avançadas

 Este me chamou bastante atenção, as ilustrações são muito detalhadas, mas é realmente para quem já domina muito!

Por fim,  encontrei esse E-book , no site da Amazon, indicado para qualquer pessoa que não saiba nada mesmo sobre o assunto. Ele te socorre em situações em que costurar um botão faz toda a diferença! 

 COSTURA PARA EMERGÊNCIAS

Disponíve em: https://www.amazon.com.br/dp/B00PZ4M900

Espero que tenham gostado das dicas!

Mas se estiver precisando de um ateliê especializado em conserto e reforma de roupas, basta entrar em contato com o
 PONTO DA COSTURA, localizado no Centro de Parnamirim/RN.
84 98775-1489
84 99911-7678

 Qualquer dúvida, basta deixar seu comentário abaixo.

Siga-me no Instagram @julianarosarte ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim, não esqueça de assinar! Responderei em breve :)